Um bom planejamento financeiro pode salvar a vida das pessoas e dos negócios

Planejar significa traçar um plano, programar, projetar. Isso vale, principalmente, para a vida financeira, de pessoas ou empresas. Ter um objetivo e estabelecer uma estratégia para alcançá-lo é a maneira correta de agir, mas todo caminho a percorrer tem seus obstáculos.

Hoje, o maior perigo ou ponto de atenção é a mistura entre pessoa física e pessoa jurídica, que precisam ser tratadas de forma distinta. “A maioria das micro e pequenas empresas ou empresas familiares cometem este pecado, que pode ser mortal para a saúde do seu negócio e da sua vida”, explica o consultor Thiago Alves.

Segundo ele, uma dica muito importante é a definição do Pró-Labore, que é a média calculada entre duas situações: o valor que o sócio ou dono do negócio precisa para se manter e o que é pago pelo mercado para cada um destes cargos, de sócio e/ou chefia.

Seja como empregador ou empregado, empreender não é fácil e se torna mais difícil sem um planejamento financeiro. O ideal, na opinião de Thiago, é planejar receitas e despesas da empresa com, pelo menos, um ano de antecedência. “Uma filosofia muito boa é a oriental que fala ‘empresa rica, dono pobre’. Hoje plantamos, amanhã semeamos e, no futuro, colhemos o melhor”, garante o consultor.

Gestão Estratégica

Para ajudar as empresas a sobreviverem em um mercado cada vez mais competitivo, a Multiply Consultoria oferece um trabalho de Gestão Estratégica, no qual são realizados apontamentos através de indicadores financeiros

O projeto visa a otimização dos resultados, pois adequa corretamente cada um dos custos. Através de um conjunto de ações, controles e procedimentos, é possível montar um orçamento, acompanhar as contas, saber se há sobra ou falta de recursos e tomar providências para economizar ou investir. A empresa melhora a lucratividade sem necessariamente aumentar o faturamento.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário