Malas prontas: agora você pode empreender nos Estados Unidos

Obama cria visto para quem quer empreender nos Estados Unidos.

O país tem uma maior facilidade para criar empresas devido a uma tradição empreendedora.

Isso gera, em muitos brasileiros, o sonho de empreender nos Estados Unidos.

Agora o sonho de mudar-se para os Estados Unidos e criar uma startup se tornará mais próximo da realidade.

O presidente Barack Obama impulsionou a criação de um “visto de startups”, que dá aos empreendedores estrangeiros 5 anos para construir negócios inovadores no país.

O prazo para que a lei seja implementada é até o fim do ano, quando o presidente deixará o governo do país.

Segundo artigo publicado pela Casa Branca “Empreendedores imigrantes sempre fizeram contribuições excepcionais para a economia dos Estados Unidos, nas comunidades espalhadas pelo país. Imigrantes ajudaram a começar nada menos que um em cada quatro pequenos negócios e startups tecnológicas pelos Estados Unidos, e a maioria das startups do Vale do Silício. Estudos sugerem que mais de 40% das companhias do ranking Fortune 500 foram fundadas por imigrantes ou filhos de imigrantes.”

A criação do “visto de startups” já estava a emenda das leis imigratórias proposta por Obama em 2013, porém essa proposta foi barrada pelo Congresso americano.

Para fazer a proposta de lei ser aprovada dessa vez, o presidente procurou criar um projeto de lei separado e que fosse amparado por outras leis americanas.

A criação de permissões de trabalho para empreendedores é uma antiga reivindicação do mundo das empresas inovadoras.

Podemos citar como exemplo as empresas Amazon e Microsoft, que dependem de vistos de trabalho para trazer especialistas de outros países, fazendo com que isso funcione apenas para quem vai trabalhar para uma grande empresa.

Os empreendedores até agora eram barrados, e esses impedimentos afetam o potencial de competição e de inovação dos Estados Unidos, segundo líderes da indústria e da tecnologia.

O serviço de Imigração e Cidadania dos Estados Unidos lista quais serão os critérios para que os empreendedores imigrantes consigam o visto.

Inicialmente o empreendedor passará até dois anos nos Estados Unidos, com a possibilidade de renovar sua estadia por mais três anos.

Para ter os primeiros dois anos de visto, os empreendedores deverão ter pelo menos 15% de participação societária no startup, ter um papel ativo e central na sua operação e deverão demonstrar potencial para um rápido crescimento e para criação de postos de trabalho.

A verificação de potencial será feita por meio do recebimento de investimentos das pessoas qualificadas ou por prêmios dados por entidades públicas.

A renovação por outros três anos será concedida caso seja provado que o empreendimento continua a trazer benefícios para a sociedade em grande escala. O empreendedor também precisa comprovar geração de receita, crescimento da startup e a criação de novos empregos nos Estados Unidos, por exemplo.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário