Quero uma franquia, e aí?

Investir no próprio negócio provoca arrepios em qualquer um, principalmente considerando o atual cenário econômico do país. E investir em uma franquia pode ser a decisão mais acertada para esse e outros momentos. Porém é necessário conhecer a marca e tirar dúvidas sobre o negócio antes de entrar de vez no mercado.
Selecionamos alguns pontos que precisam estar bem esclarecidos antes de começar a “aventura” de ser um franqueado.
1. Saber qual é o investimento total necessário para a abertura do negócio. O empreendedor deve questionar sobre todos os custos para a abertura da franquia, desde ponto comercial a taxa de franquia e capital de giro. É necessário saber bem desses valores para que nenhum gasto “surpresa” possa impactar, ou até mesmo inviabilizar, o negócio.
2. Entender em quanto tempo é possível recuperar o investimento inicial. A ABF trabalha com o prazo de retorno de 18 a 24 meses para microfranquias, porém o candidato deve ter ciência que a dedicação dele ao negócio vai impactar diretamente nesse resultado.
3. Saber se possui o perfil desejado para atuar como franqueado no ramo escolhido. Auto-análise é a palavra chave para esclarecer esse quesito de extrema importância. Saber se suas competências se alinham com as competências necessárias para ter sucesso no negócio escolhido.
4. Verificar se os outros franqueados da rede estão satisfeitos. Conversar com quem já passou pelo que está passando pode ser um bom caminho para driblar possíveis contratempos e evitar erros. Consulte quem já está na rede e quem, por algum motivo, já saiu.
5. Pesquisar a quanto tempo a franquia está no mercado. Com mais tempo de mercado, mais experiência e menor o risco do investimento. Estima-se que uma rede leva três anos para atingir a maturidade, com esse tempo é possível testar o modelo de negócio, sua atuação no mercado e como enfrenta períodos de alta e de baixa no consumo.
Com todos esses pontos bem resolvidos, muito empenho e dedicação e sempre antenado com as tendências do mercado, o sucesso do seu negócio será questão de tempo.

Autora: Jessica Gama de Moura Badiani
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário