Vender – um esforço ao estímulo criativo

Geralmente, tudo o que se comenta a respeito de gestão de pessoas parte do objetivo de que devemos ter um grupo de colaboradores fieis, como um time campeão!

Ou seja, é desejável que se forme um grupo de seguidores, que estarão ao lado da empresa onde for.

Sem dúvidas, isso é importante em qualquer setor, de qualquer empresa, seja do ramo que for. Porém, quando estamos falando de um departamento de vendas, ter um grupo coeso é mais do que desejável, pode representar a vida ou a morte competitiva da empresa.

Sendo assim, um dos principais elementos para que se consiga cultivar uma equipe de base sólida é usar a criatividade como força motriz dos projetos empreendidos por todos.

Deve-se levar em conta que uma equipe que está em condições de exercer sua criatividade tem, necessariamente, que ser uma equipe motivada. Portanto, cabe à empresa gerar os mecanismos necessários para que se crie assim um ambiente propício onde os colaboradores se motivem.

O que a alta gerência deve ter em mente é que quando você trata o crescimento pessoal como um elemento de motivação, você muda a maneira como as pessoas encaram o próprio trabalho, ajudando-as a se tornarem mais competentes e lhes dá um objetivo cheio de significado para saírem para o trabalho todos os dias. A partir daí, trabalhando sozinhos ou em conjunto, eles aprendem a contribuir de maneira criativa para a organização em busca de mudanças contínuas, de renovação.

Essa prática leva ao despertar dos sentidos, a vivenciar cada experiência e a desenvolver os instintos intuitivos. O desenvolvimento pessoal progride à medida que nos deixarmos levar por estes instintos.

Por isso um ambiente que estimule os funcionários a trabalhar fora da zona de conforto, tentar algo novo, buscar não se repetir e aplicar sua criatividade nas tarefas cotidianas, revigorada em grupos de trabalhos nos quais as pessoas possam primeiro se conhecer e depois confiar umas nas outras, é o que fará agregar cada vez mais valor às pessoas. Assim despertará todo o seu potencial, o que finalmente a fará diferente dos outros. Criatividade verdadeira requer estímulo e colaboração. Sendo assim, é fundamental uma atmosfera aberta e convidativa.

A ideia é criar essa explosão criativa entre as pessoas, em suma, desenvolver a sinergia.

Imagine agora a figura do Vendedor se tornando um catalisador criativo, atendendo e superando as expectativas ao relacionar-se com o cliente, inclusive lidando com as restrições e diferenças entre eles, se aproveitando da experiência conquistada ao longo de vários anos para assumir os riscos e talvez até cometer erros esporádicos, com o objetivo de alavancar a criatividade e a credibilidade. Seria um ciclo virtuoso de imenso poder e muito difícil de ser interrompido.

Cada vendedor buscaria por si a renovação contínua das suas habilidades quanto profissional, visto que são necessárias sempre pequenas mudanças para manter o frescor de cada novo desafio. Para tal finalidade, é preciso expor os funcionários aos momentos em que lhes são exigidos esforço criativo, coragem e atitude, encorajando neles o sentido de propriedade, cultivando o orgulho e compartilhando o sucesso.

É crucial que a alta gerência aja dessa forma, pois, cada um se sentirá parte de deste processo de conquista e crescimento.

Autor: Rodrigo Lellis
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