A importância do orçamento financeiro

Nas empresas, pequenas, médias e grandes, é imprescindível medir o resultado financeiro da sua operação. Para saber quais decisões tomar, pode-se usar a ferramenta denominada Orçamento Financeiro.

O Orçamento Financeiro, pode ser feito, através de uma planilha de Excel, uma caderneta ou um sistema informatizado que a empresa possua.

No início, construa seu orçamento de previsão, se possível com base no exercício anterior, senão, com a ajuda de um consultor. Faça constar o plano de contas, inclusive, as metas de receita para o decorrer do ano.

Esta ferramenta propõe a comparação do previsto x realizado, e a comparação no decorrer dos anos, deve constar: contas à pagar, à receber, investimentos bancários, reforma predial, manutenção preventiva e, se possível uma reserva de caixa para imprevistos.

Em seguida, no final de cada mês o empresário deve verificar o que realmente aconteceu, em relação a sua meta prevista e, caso fique muito acima ou muito abaixo do valor previsto, investigar as causas da diferença.

O motivo das diferenças, podem ser:

· Na previsão não foi considerado o aumento de preços de produtos e serviços, decorrentes de inflação;

· Não reservar um valor para a manutenção preventiva;

· Misturar as contas pessoais com as contas da empresa;

· Não receber o boleto, ou esquecer de pagar.

Dicas para construir seu Orçamento Financeiro:

· Seja fiel às suas metas de receitas e despesas e, deixe seus funcionários cientes dessas metas, mês a mês;

· Faça o acompanhamento mensal, porque no dia a dia acumulamos tarefas e as informações se perdem no decorrer do tempo;

· Nunca envolva suas contas pessoais com as contas da empresa, se isto acontecer o resultado financeiro da sua empresa não estará correto, para isto faça uma provisão mensal de retirada, seu pró-labore.

· Leve em conta a sazonalidade do seu negócio, caso haja.

Seguindo estas dicas, e, utilizando mensalmente seu orçamento, a tomada de decisão terá um alicerce cada vez mais firme.

Autora: Patricia Botari

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário