Sua empresa já tem um Dashboard?

O conceito simplificado de Dashboard é ‘painel de bordo’, sua aplicação, como ferramenta empresarial é, auxiliar a análise de desempenho por meio de indicadores, então pode-se entender que dashboard é um “painel de indicadores”.

O indicador é uma medida, de ordem quantitativa ou qualitativa, dotada de significado particular e utilizada para organizar e captar as informações relevantes dos elementos que compõem o objeto da observação. É um recurso metodológico que informa empiricamente sobre a evolução do aspecto observado. (Seminário de Planejamento Estratégico IFRJ)

No âmbito empresarial, os indicadores são importantes ferramentas de controle e análise da situação da empresa. Contudo, surge a pergunta: é necessário criar indicadores? Porque numa empresa pequena, geralmente o proprietário ou gerente já tem tudo “na cabeça”. Aí é que está! O painel de bordo, surge para mostrar a todos que estão envolvidos no processo, como está a empresa, diante de como deveria estar.

Entretanto, os indicadores, devem ser customizados para que demonstrem exatamente o que o empresário e sua equipe precisam saber, podem ser: de produção, de qualidade, de satisfação, de perda, de ociosidade, de vendas, de RH, financeiros, enfim o que a empresa precisar em seu ramo de atuação.

Outro ponto importante é a análise do indicador, porque diante de um número ou um percentual, é preciso comparar com uma informação, um histórico, uma meta, um indicativo do mercado para que essa informação tenha sentido e dela resultem ações que façam melhorar os indicadores.

E como começar? Verifique no sistema informatizado da empresa se já existe um módulo gerencial que contenha indicadores e, verifique se são informações que vão auxiliar a tomada de decisão, caso não tenha, pense no que pode ser mensurado e alie ao objetivo da empresa, aí você dará o primeiro passo para ter seu Dashboard.

Entre em contato com nossa especialista Patricia Botari e saiba mais sobre essa importante ferramenta empresarial.

Autora: Patricia Botari

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário