Ciclo de vendas: Por que devemos diminuir esse período da empresa?

Ao entrar no mundo do empreendedorismo nos deparamos estratégias para que o sucesso seja alcançado da melhor forma e em um curto prazo. O ciclo de vendas é utilizado por empreendedores para se atingir um aumento das vendas de forma saudável e eficiente.

Mas afinal, o que é o ciclo de vendas? É uma série de fases necessárias para vender um produto ou serviço. Essa estratégia é variável de acordo com a organização, produtos ou serviços e nenhuma venda vai ser exatamente igual a outra.

Contudo, é necessário identificar as etapas e estágios mais importantes para a melhorar a eficiência de vendas, ajudar vendedores a venderem mais e acelerar o processo de novas contratações para vendas.

Mas se essa etapa está diretamente ligada com o processo de vendas, por que devemos diminuir esse ciclo? Confira mais informações sobre o ciclo de vendas e qual a influência que ele tem sobre o seu negócio.

Por que diminuir o ciclo de vendas?

Imagine que para atravessar todas as etapas do funil de vendas (da prospecção ao fechamento e pós-venda), sua empresa demore em torno de 6 meses. O que iria acontecer se esse prazo fosse reduzido para 4 meses?

Desta forma as receitas mensais começariam a subir, ganhando o mesmo número de novos clientes e renovações de pedidos. Como os recursos dessas vendas entram no caixa mais rapidamente, o volume mensal de entradas monetárias aumenta.

Assim você irá conseguir novos recursos, e sua equipe terá mais tempo para conquistar novos clientes e trabalhar com assertividade e competência.

Mas como conseguir isso?

Analise seus vendedores, acompanhe o que eles estão fazendo exatamente e capture o conhecimento, transforme-o em um processo para outros vendedores e replique o sucesso.

Defina o seu ciclo de vendas do seu próprio negócio. E para cada etapa, elabore modelos de fácil acessos e perguntas que podem ser utilizadas por seus representantes comerciais.

Defina metas para o número de negócios que você quer ter em cada estágio do processo de vendas.

Defina metas de quanto tempo um negócio deve ficar em um estágio do ciclo de vendas.

Como obter sucesso com o ciclo de vendas

Ao realizar a redução do ciclo de vendas, é possível obter melhores resultados ao seu negócio. Mas além disso, é necessário estabelecer um funil de vendas com etapas bem definidas. O funil de vendas é determinado como a jornada do cliente, sendo ela composta por um processo em torno da consciência, educação, cultura e outros aspectos.

Focar no cliente é necessário para movê-lo para o próximo ponto dentro do ciclo de vendas. E para determinar e mensurar os futuros resultados, confira algumas dicas que irão definir o seu sucesso em vendas:

Determinação do funil do mercado

É no topo do funil que os clientes entram em contato com o seu negócio, e ali inicia-se o ciclo de vendas. Esse contato pode ser feito por meio da internet, de um vendedor, ações de divulgação e outras interações entre o cliente e a marca.

Para determinar o funil de vendas, é necessário analisar suas vendas e desenhar as ações que sua empresa pratica para atrair os prospects. Pois, se os novos prospects não entram no topo do funil, seu negócio não terá leads para trabalhar nas demais etapas, afetando assim o desenvolvimento do ciclo de negócios.

Concentração dos esforços em marketing

Além disso, você pode concentrar alguns esforços comerciais do seu negócio em torno de algumas etapas do ciclo de vendas do marketing. Os mais comuns são o topo e o final do funil.

No topo do funil está a parte de encantar o cliente como, mostrar o que ele pode alcançar ao fazer negócios com a sua empresa, reter clientes no site, fazer o cliente pedir mais informações de um determinado produto para o vendedor. A inspiração de seus potenciais clientes tem um custo menor de aquisição de cliente e maior engajamento.

Minimize o risco

No momento de construção do seu funil de vendas, procure otimizar o seu processo e o seu ciclo de vendas. Assim obtendo um menor custo e o menor esforço na conquista de clientes.

O objetivo é diminuir o custo de aquisição de clientes e tornar o processo mais enxuto, para chegar em um bom nível de fechamento de negócios e um ciclo sempre ativo de vendas.

Limite os movimentos dentro do funil

É fundamental se concentrar em levar os clientes para o final do funil, procure diminuir os movimentos de volta. Digamos que um cliente entrou no procedimento do funil e está respondendo a todos os estímulos da sua equipe de vendas. Seu papel é então eliminar os possíveis ruídos para que eles não voltem atrás com dúvidas ou indecisões.

Informações para os prospects são importantes, mas fique atento, excessividade pode acabar fazendo com que eles se percam. Procure focar na experiência do usuário e priorize a construção de relacionamentos que incentivam o cliente ir até o final do funil.

Diferenciais sustentáveis

Após definir esses pontos coloque o funil de vendas para funcionar. Elabore demais estratégias ou recursos para garantir as posições-chave no funil, são extremamente defensáveis por meio da propriedade intelectual.

Procure qual etapa de venda, você que ser o melhor. Otimize e faça testes de diferentes táticas de aquisição dos seus clientes. As oportunidades de negócios surgirão com os esforços concentrados. Suas vendas virão com vendedores capacitados para levar seus clientes até o final do funil.

Com uma equipe forte, focada em resultados e de alta performance, você conseguirá extrair ao máximo os resultados das estratégias planejadas em seu funil de vendas. Assim, você conseguirá identificar cada tipo de iniciativa que funciona e onde funciona melhor dentro do funil.

Agora que você já sabe mais sobre ciclo de vendas e como ele pode afetar o seu negócio. Conte com um dos nossos especialistas para otimizar as etapas de vendas. Entre em contato e aproveite para alavancar os seus resultados.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário