Estratégia empresarial: sua empresa precisa de uma!


Você sabe o que estratégia significa no campo empresarial? E a importância dela?

A definição da estratégia empresarial tem como objetivo traçar o rumo do desenvolvimento da organização e conduzir o cumprimento das metas empresariais que foram definidas.

Simplificando, estratégia é o que é ou será feito para viabilizar o cumprimento da missão (razão de ser) da empresa em direção à sua visão (para onde pretende chegar no futuro).

Conduzida como um plano estratégico, a estratégica empresarial deve levar em consideração o enquadramento do setor, o mercado, a concorrência, as características intrínsecas da própria organização, como a cultura, valores e os seus recursos humanos.

No contexto atual do mercado, um Plano Estratégico é também um documento de inovação empresarial e de reinvenção do negócio da empresa, e constitui um compromisso dos gestores para com a implementação estratégica, definindo os resultados que são necessários atingir e, permite a ligação do sucesso estratégico aos incentivos a estabelecer com os gestores.

O objetivo de desenhar a estratégia implica na compreensão entre oportunidades e ameaças que os cenários atual e futuro apresentam para os negócios e. a maneira que a empresa irá enfrenta-los, considerando suas reais forças e fragilidades.

A empresa que tem a missão e visão bem definidas, consequentemente tem um plano estratégico e uma meta a cumprir, com isso também a empresa colhe resultados competitivos que são características particulares dessa estratégia.

Outro ponto importante é considerar que, a empresa que sabe o que fazer com o plano estratégico, disseminando-o para a equipe, engajando-a, guiando-a por esse mapa, terá maiores possibilidades de alcançar o sucesso e a perenidade.

Alguns mais impacientes com o curto prazo e resultados imediatistas, pressionados por problemas estruturais e/ou conjunturais, colocam de lado a estratégia alinhada à missão e à visão e redefinem a orientação da empresa, deslocando-a para um voo sem direção, com destino incerto.

Outro aspecto que deve ser citado, porém muitas vezes não compreendido adequadamente por executivos e gerentes, é que a estratégia nem sempre é garantia de sucesso

Como qualquer coisa no mundo corporativo, a estratégia pode dar errada. Por isso, deixe por alguns momentos o operacional para refletir um pouco, sacrifique esse tempo para fazer toda a análise necessária. Reveja a missão e visão da empresa; analise os cenários atual e futuro; mapeie as forças e fragilidades e defina sua rota, sua estratégia.

Para concluir, cuide para que a equipe trabalhe orientada por essa estratégia, com isso serão infinitas as possibilidades de um voo e pouso seguro.

Bom voo para todos!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário