Por que algumas franquias têm sucesso e outras fracassam?


Se você quer saber o que faz uma franquia de sucesso, este artigo é bom ponto de partida!

Quando se trata de franchising, você ouve mais frequentemente sobre os sucessos do que você faz as falhas. Mas a verdade é que mesmo que investir em um negócio com processos definidos e um nome de marca reconhecível possa diminuir as chances de fracasso nos negócios, falhas de franquia ainda acontecem. Aliás, no Brasil, o índice de mortalidade de franquias subiu de 3% em 2010 para 4% em 2011, passando para 5% em 2014. No ano passado, ficou em 6%, resultando em mais de 13 mil unidades fechadas no país.

Em contrapartida, há uma enorme quantidade de casos de sucesso envolvendo empreendedores franqueados. Qual seriam então os fatores determinantes que separam as franquias de sucesso das empresas que tinham tudo para dar certo, mas que acabam morrendo prematuramente? A seguir vamos explorar mais sobre esse universo e apontar os aspectos que você deve aprimorar ou evitar para ser um franqueado de sucesso. Confira!

Como avaliar uma boa oportunidade de franquia?

Ao decidir por investir, um dos seus principais desafios será selecionar a franquia certa e maximizar suas chances de sucesso. Faz sentido e, ao longo do caminho, você considerará várias oportunidades de negócios.

Como já dissemos, dentro dos próprios sistemas de franquia, muitas vezes há vencedores e perdedores. Ou seja, dentro do mesmo sistema de franquia você poderia ter dois franqueados que operam em mercados extremamente similares e, no entanto, um é extremamente bem-sucedido e o outro não.

Ou seja, por que alguns franqueados são bem-sucedidos e outros franqueados no mesmo sistema falham? Por que um franqueado ganha mais de um milhão por ano em receita bruta e o outro franqueado (novamente, no mesmo sistema de franquia) ganha apenas 200.000? Dentro do mesmo sistema de franquia, com o mesmo treinamento, assistência e acesso ao suporte, um franqueado floresce enquanto outro morre. Quais fatores determinam se um franqueado consegue ou falha?

Primeiramente, compreenda que o sucesso e a falha sempre serão duas possibilidades – dentro do mesmo sistema de franquia, haverá franqueados bem-sucedidos e os franqueados fracassados. O que isto significa? Bem, quer dizer que o sucesso nunca é garantido e também significa que há variabilidade no modelo de sucesso de franquia e uma grande parte dessa “variável” é você, seu capital disponível e o conjunto de habilidades que você estará levando à mesa na hora do jogo.

Então, antes de selecionar uma franquia, é importante que você não apenas avalie os franqueados bem-sucedidos, mas também os que não foram bem-sucedidos.

Você precisa entender que muito tem a ver com as ações do franqueado individual. Por isso, considere também sua personalidade, seu conjunto de habilidades e sua posição na vida e determine se você conseguirá se ajustar bem ao modelo proposto.

Por exemplo:

  • Você estará trabalhando em tempo integral no negócio franqueado e, se não, a franquia pode prosperar com um proprietário a tempo parcial?
  • A franquia exige um extenso capital de reserva para aumentar as operações de negócios e fundos durante o processo de desenvolvimento e você possui o capital necessário?
  • A franquia exige um processo intensivo de vendas e você está equipado (tanto em conjunto de personalidade e habilidade) para ativamente comercializar e promover seu negócio franqueado?

Você definitivamente precisa considerar e avaliar várias oportunidades de negócios, mas uma vez que você seleciona uma determinada franquia, o importante é começar a avaliar as histórias de sucesso e fracasso dentro desse sistema.

Lembrando que às vezes, você aprende muito mais avaliando uma história de fracasso de franquia do que uma história de sucesso e às vezes uma falha de franquia no “sistema de franquia certo” pode fornecer informações sobre o motivo pela qual a oportunidade de franquia pode ser adequada para você.

As chaves para uma franquia de sucesso

Fazer com que qualquer empresa atinja todo o seu potencial demanda tempo e trabalho duro. Se você selecionou bem a sua franquia, seu franqueador poderá ajudá-lo a evitar muitos dos erros cometidos por novas empresas independentes.

Vale dizer que frequentemente o motivo pelo qual um franqueado é bem-sucedido e outra falha se resume a isso: um franqueado segue o sistema de franquia e o outro não. “O sucesso de um franqueado muitas vezes depende de quão bem ele ou ela segue o manual de operações”, disse em um artigo Don Fertman, diretor de desenvolvimento do Subway.

A seguir mais algumas chaves para implementar e garantir o sucesso de uma franquia:

  1. Certifique-se de ter capital suficiente
  • Determine o quanto você precisa investir, quanto você está disposto a arriscar e quanto você precisará viver durante pelo menos 12 meses.
  • Certifique-se de entender o investimento inicial necessário.
  • Faça uma decisão cuidadosa e racional sobre a compra da franquia. Ouça seu advogado e contador e não seja pressionado pelo vendedor da franquia.
  1. Siga o sistema

Os franqueados costumam manter seus negócios funcionando e, em seguida, começar a mudar, adicionar ou modificar produtos existentes, publicidade, horas, serviços e até mesmo a qualidade e consistência com que estão licenciados para serem entregues. Isso viola o contrato de franquia e coloca você em risco de ter sua franquia rescindida!

Ao seguir o sistema, você:

  • Preservar a marca.
  • Proteja seu investimento e o de seus colegas franqueados.
  1. Ensine seus funcionários
  • No franchising, o treinamento deve ser contínuo. Os funcionários são sua linha de frente.
  • As aulas de treinamento são uma boa maneira de mostrar aos seus funcionários que eles são importantes para negócio. Treine regularmente todos os seus funcionários.
  • Aproveite todo o treinamento que você pode receber do franqueador.
  • Mantenha atualizações e aulas avançadas em uma base regular.
  • Alerta seu franqueador quando precisar de treinamento adicional.
  1. Dedique atenção aos detalhes  
  • O sucesso de uma operação está nos detalhes, cuide com afinco de cada aspecto do negócio.
  • Minimize os custos e maximize as vendas.
  • Trabalhe duro todos os dias. Escolha usar o seu tempo longe da franquia com sabedoria.
  • Comunique-se com outros franqueados participando da associação de proprietários de franquias.

Próximo Passo: comece sua franquia com o pé direito!

Agora que você já conhece os fatores determinantes para uma trajetória de sucesso no franchising, estamos confiantes de que você também encontrará uma franquia ideal para o seu perfil de investidor.

E se você procura um modelo com uma marca forte e renomada, baixo valor de investimento, retorno rápido do capital e um sistema de gestão consistente, então você tem o perfil do franqueado do Grupo Multiply.

Uma proposta voltada para diminuir os riscos das micro e pequenas empresas, maximizando resultados, fortalecendo a economia, gerando oportunidades e competitividades a todos os envolvidos no projeto.

Ficou com alguma dúvida,  entre em contato conosco ou deixe sua pergunta nos comentários!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário