Consultoria empresarial: técnicas para se destacar e atrair clientes de alto valor Aprenda a promover seus serviços de consultoria com mais eficiência e sucesso

Pode ser sobre diversas áreas: gestão empresarial, marketing, tecnologia da informação, desenvolvimento de carreira, e assim por diante. Como a consultoria tornou-se um negócio expressivamente lucrativo, a indústria está crescendo mais rápido e a concorrência aumentando cada vez mais – então, como consultor empresarial, você vai precisar de um arsenal para ganhar vantagem e se destacar da multidão. A seguir, vamos explorar técnicas que podem ajudá-lo a promover seus serviços de consultoria com mais eficiência e sucesso:

1.Conhecimento e habilidades

Os consultores empresariais existem em uma grande variedade. Na verdade, há muitos tipos diferentes de consultores para listarmos todos aqui. No entanto, todos eles têm algumas coisas em comum: consultores são indivíduos considerados especialistas em seu campo que fornecem aconselhamento profissional aos seus clientes.

Os consultores, portanto, são compartilhadores de conhecimento, analisam a situação do cliente e determinam as melhores maneiras de avançar em um objetivo ou na busca de uma solução para um problema. Ou seja, a parte mais importante do trabalho de um consultor é fornecer aos seus clientes um valor agregado claramente visível. E conseguir dar visibilidade ao resultado do seu trabalho é um  dos pontos chave para se destacar no trabalho de consultoria.

Existem vários graus ou cursos que os consultores podem realizar para se destacarem em sua profissão. Isso tudo depende do tipo de consultoria que você estará prestando.

No entanto, é importante sempre manter-se atualizado. O desenvolvimento profissional contínuo deve ser um objetivo para todos os especialistas. Isso pode ser feito para consultores, inscrevendo-se em cursos, participando de conferências, recebendo credenciais, certificados e, em geral, estando atualizados além das tendências de desenvolvimento da indústria.

No que diz respeito às habilidades, é importante que os consultores tenham a personalidade adequada para ser bom em seu trabalho. Isso inclui:

  • Habilidades interpessoais;
  • Criatividade;
  • Pensamento crítico;
  • Liderança;
  • Comunicação;
  • Unidade intelectual.

Manter-se atualizado e possuir o conjunto dessas habilidades muito bem desenvolvidas funcionará como um grande diferencial para o mercado de consultoria.

  1. Recomendações

As referências são a ferramenta mais poderosa para se destacar no mercado de consultoria empresarial. “A maneira mais fácil de se promover é fazer seu trabalho muito bem com os clientes que você já possui”, diz Lorin Blake, consultor e CEO da Big Fish Nation (uma empresa desenvolvida para donos de empresas com sede em San Diego).

Tanto que 84% dos consumidores americanos confiam nas referências de pessoas que conhecem, conforme estatísticas publicadas pela AC Nielsen. Outra estatística do Boston Consulting Group mostra que os consumidores confiram no boca-a-boca até 10 vezes mais do que do que em publicidade de mídia paga.

Fazer um trabalho bom é uma das melhores maneiras de anunciar seus serviços, especialmente se o cliente concordar em participar de um business case e depoimentos sobre os resultados de seus serviços prestados.

Assim, proporcionar um excelente serviço ao cliente e prestar atenção ao gerenciamento de relacionamento são aspectos cruciais do seu trabalho como consultor.

  1. Segmentação e exclusividade

Quer saber um caminho rápido de conseguir clientes em sua carreira de consultor? Diga “sim” a todos os projetos que surgirem.

Contudo, existe um problema em dizer “sim, eu posso ajudar com qualquer coisa”, não é que você não consiga atuar em uma gama diversificada de áreas. Talvez você realmente possa ser consultor de carreira, estratégia de vendas e finanças corporativas. Mas, o problema de ser tudo para todos é o custo de oportunidade.

Aqui está o porquê: quanto mais genérico for o seu rótulo, mais você sacrifica sua reputação de especialista. E como já dissemos anteriormente, o trabalho de consultoria se resume a oferecer seus conhecimentos de especialista. Logo, um consultor genérico dificilmente se destaca na multidão lá fora.

Importante ressaltar que quando você é um especialista, possui algo exclusivo a oferecer, isso destaca você dos demais consultores – com o tempo você consegue criar um monopólio no mercado em sua área de atuação.

Essa mentalidade que valoriza a “exclusividade” pode ser difícil de cultivar quando você está acostumado a assumir qualquer projeto que venha até você. Por isso, o primeiro passo é reconhecer que seus serviços são valiosos para uma determinada área. Quanto mais valor você pode dar a um mercado segmentado, mais atraente você se tornará.

O restante deste post irá orientá-lo a criar uma oferta mais focada para seus clientes e a comunicar sua proposta única de valor.

Bônus: métodos comprovados para promover a sua carreira de consultor empresarial

Além de investir tempo e energia para se tornar um especialista em seu campo, passando por treinamento e prática. Um consultor empresarial, para se destacar da multidão, deve ainda aprender a obter clientes e expandir seus negócios de consultoria.

Em vez de perder esse tempo, dinheiro e esforço em publicidade paga, aqui estão algumas dicas e truques (de forma abrangente) para realizar ações de divulgação bem-sucedidas que resultarão em um aumento dos negócios e da receita, o que realmente importa no final do dia para todos os consultores:

  •   Página do Facebook: além da sua página pessoal, comece uma página comercial para sua prática de consultoria (grátis e fácil) e use-a para promover o que você estiver trabalhando, também para compartilhar informações relevantes.
  •  Twitter: crie uma conta e compartilhe seus próprios pensamentos, também compartilhe histórias relevantes no campo em que você está atuando como especialista.
  •    LinkedIn: obviamente, você deve ter um perfil, mas aproveite a rede para  unirse a grupos relevantes ou até mesmo inicie um grupo próprio onde você organize debates, tópicos e reuniões  com potenciais clientes e pessoas do seu nicho de negócios..
  •    Website: é muito difícil vender o seu negócio em 2017 sem um site bem projetado que transmita credibilidade ao seu serviço.
  •    Associações de Consultoria: dependendo do campo em que você estiver, você pode precisar de uma certificação para se promover como legítimo. Confira no site do Grupo Multiply o que pode ser necessário no seu campo.
  •    Fale em eventos: não há melhor maneira de se promover do que ficar na frente de uma sala cheia de pessoas (clientes existentes e potenciais) e falar sobre um tópico em que você é um especialista. Com isso, você conseguirá renome expressivo, além de obter materiais como clipes de áudio / vídeos que  podem ser divulgados em seu site ou redes sociais.

Estas são apenas algumas dicas simples. Ser um consultor de sucesso demanda muito trabalho, foco em resultados, compromisso e, no começo, poucas horas de sono. Mas se você fizer o trajeto certo,  e receber a ajuda certa, conseguirá alcançar todos seus objetivos.

Aliás, conheça a Multiply Consultoria, projeto que desenvolve as habilidades de  profissionais  que queiram se tornar consultores empresariais de destaque no Brasil e em outros países.

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