O que eu preciso ter para comprar uma franquia?

A franquia é uma excelente opção de negócios para empreendedores. Mas não são todas as pessoas que estão preparadas para adquiri-las. Por esse motivo é comum haver um processo de candidatura que um franqueado em potencial deve passar antes de poder abrir seu próprio negócio.

Muitas pessoas podem se perguntar por que alguém com dinheiro não pode simplesmente sair e abrir sua própria franquia? Na verdade, o franqueador realiza esse processo seletivo para manter os padrões de qualidade da marca e proteger os outros franqueados. A pessoa pode ter dinheiro e boas intenções, mas não necessariamente está amadurecida o suficiente para implementar os padrões exigidos.

A pergunta é, será que você é um franqueado ideal? Leia o artigo e confira!

 

1. Você tem saúde financeira?

Como um franqueado, você precisará mostrar que tem os recursos necessários para não só abrir o negócio, mas também para mantê-lo. Isso é particularmente importante nos estágios iniciais quando há despesas consideráveis envolvidas. Pode inclusive haver alguma demora inicial para obter retorno nos lucros

 

2. Você tem talento para negócios?

Os franqueados também devem possuir certo nível de perspicácia empresarial. Isso envolverá ter um histórico comprovado na execução de um negócio. Ou ainda em liderança de equipes, gestão de projetos e/ou formação para a gestão de negócios.

 

3. Você tem afinidade com a franquia?

Ao solicitar uma franquia, o franqueado também terá que ter afinidade com o estabelecimento que adquire. Não faz sentido, por exemplo, adquirir uma churrascaria se você é vegano, não é mesmo? Se o seu empreendimento vai contra sua ética pessoal, gostos e demais valores, há uma grande chance de dar errado.

 

4. Você é sistemático?

É comum que um novo empreendedor tenha vontade de inovar e reinventar a roda. Mas para ser um franqueado bem-sucedido é preciso seguir normas rígidas e padrões de qualidade. Suas atitudes repercutirão, não apenas em seu estabelecimento, como também em toda a rede. Um franqueado, quando tem uma boa ideia de coo melhorar o negócio, ele compartilha com o franqueador e com a comunidade de empreendedores que utilizam a marca. Se houver uma mudança, ela deverá ocorrer para todos.

 

5. Você está disposto a aprender com os outros?

Os franqueados bem-sucedidos buscam aprender com os outros empreendedores de seu sistema de franquia. É importante pedir conselhos da equipe de suporte do franqueador e outros franqueados experientes. E não apenas isso, também é preciso estar disposto a ajudar a quem precisa.

 

6. Você é bom em lidar com pessoas?

É muito importante ter excelentes habilidades interpessoais. Isso irá impactar na interação com seus funcionários e clientes. Essas habilidades devem ser usadas para criar lealdade, valor e confiança. Esta, talvez, seja a característica mais importante de todas.

Esses são pré-requisitos fundamentais para ser um bom franqueado. Se você atende a todos esses requisitos, já pode começar o seu próprio negócio. Você está a um passo da independência financeira e também de ser seu próprio chefe.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário