Abundância

Em uma noite comum, durante um belo jantar no palácio do imperador romano Tibério, seu ourives lhe trouxe um prato fabricado em um material diferente. O metal era simplesmente mais brilhante do que a prata e o ouro. O presenteador orgulhosamente declarou que somente ele e os deuses conheciam a técnica para extrair aquele metal da argila. O imperador, muito astuto em finanças, logo presumiu a redução da sua fortuna caso as pessoas tivessem acesso aquele tipo de metal. O ourives esperava uma generosa recompensa, mas foi cruelmente decapitado.
O novo metal era o alumínio. A técnica para extração do metal da argila só foi desenvolvida novamente após dois mil anos pelos cientistas Charles Martin Hall e Paul Héroult através de um processo elétrico. O alumínio representa mais de 8% do peso do nosso planeta é o terceiro elemento mais abundante no mundo, atrás do oxigênio e do silício.
Apesar de ser tão abundante, enquanto ele está invisível em meio a argila você não consegue vê-lo e nem usá-lo. Assim como ele, tantas outras oportunidades estão no mundo e, por não estarem evidentes, não recebem atenção.
Foi em 1769 que Nicolas Cugnot desenvolveu um sistema de carruagem que funcionava com um motor a vapor. Esta foi uma das bases para o surgimento do automóvel. Quase 240 anos após, em uma tarde de neve em Paris no ano de 2008, Travis Kalanick e Garrett Camp tiveram dificuldades em pegar um táxi. Surgiu aí uma simples ideia, apertar um botão e conseguir um carro. Assim nasceu a Uber. A maior e mais valiosa Startup do mundo começou de maneira simples, sendo uma ideia simples.
A ideia de motoristas comuns usarem os seus carros para transportar pessoas, e ganhar dinheiro com isso, poderia ter sido criada por qualquer um de nós. Assim como o alumínio, ela estava escondida. Não pela argila, mas pelo senso comum. Inúmeras boas ideias surgem assim, simples, funcionais e dependem somente de um olhar diferente sobre a realidade.
  • O que começou como um aplicativo para solicitar carros pretos premium em algumas áreas  metropolitanas está agora mudando a malha logística das cidades em todo o mundo
Criando abundância
A Uber criou abundância. Não somente pelo valor bilionário das suas ações que, inclusive, já valem mais que as da Ford, uma das precursoras do automóvel moderno. Mas também pelas 4 bilhões de viagens que realizou em 2017, a inovação, o novo mercado e o grande incentivo que deu a todos nós para continuar em busca da abundância através da simplicidade. 
____________________
Referências:
LIVROS & NEGÓCIOS – site
DIAMANDIS, Peter e KOTLER, Steven – Abundância
HISTÓRIA DE TUDO – site
UBER – Site
Autor: Darci de Borba
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *