Franquia ou licenciamento de marca? Entenda a diferença
Adquirir uma franquia ou licenciamento de marca? Saiba que são negócios “totalmente” distintos. Entenda a diferença.
O licenciamento de marca pode ser definido como processo legal pelo qual o proprietário ou controlador de uma marca ou qualquer outra propriedade intelectual autoriza ou cede o direito de uso em um produto ou serviço. Trata-se de uma forma de maximizar o retorno sobre os investimentos feitos no desenvolvimento e marketing de determinada propriedade intelectual, gerando receitas adicionais por uso dela. O licenciado pode usar essa marca em seu negócio, cumprindo padrões mínimos de controle de qualidade. Porém, desde que atingido tal nível de qualidade, opera o seu negócio sem padronização imposta, buscando seus próprios fornecedores e distribuindo seus produtos e serviços de modo independente.
Já a franquia empresarial consiste numa modalidade de licenciamento de direitos, mas não se confunde com uma licença de marcas. Na franquia, ocorre uma licença conjunta de marca, know-how de operação, serviços de suporte e marketing e direitos imateriais para conceder ao franqueado o direito de reproduzir um conceito de negócio. E apresenta as seguintes facilidades:
– Contar com o apoio do franqueador;
– Existência de um plano de negócio;
– Maior garantia de mercado;
– Melhor planejamento dos custos de instalação;
– Economia de escala;
– Independência jurídica e financeira;
– E possibilidade de pesquisa e desenvolvimento.
É clara a diferença de ambos os negócios, cabe investigar e analisar com bastante critério qual o melhor negócio a se investir e qual o melhor negócio para você.
Autora: Jessica Gama de Moura Badiani
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!