Planejamento empresarial: A importância de ter um planejamento já!

Seja para construir uma casa, treinar um time de futebol ou para um projeto de vida, antes de colocar qualquer ideia em prática é necessário planejar. O planejamento empresarial é uma das etapas fundamentais quando se trata de realizar o seu negócio próprio.

Esse planejamento se torna importante para determinar objetivos e metas que deseja alcançar, e está presente em todos os processos e passos que a empresa pretende dar em direção ao crescimento ou expansão.

Benefícios de um planejamento empresarial

O planejamento serve como um mapa dentro de uma empresa, sendo um guia para todos os rumos em que pretendem chegar. O planejamento empresarial é importante para vários fatores: elaboração da resolução de problemas, busca de soluções com eliminação de desperdícios, o que resulta na economia de recursos, direcionamento e aplicação de recursos de forma correta e sem desperdícios, dentre outros fatores.

Entretanto, não é somente criar o planejamento e deixar a empresa sem direcionamento. É necessário acompanhar se tudo está indo bem ou mal, se caso for a segunda opção é sempre bom ter um plano B. Mas essa técnica possui diferentes tipos e é importante conhecê-las para entender qual pode se adaptar melhor a sua empresa.

Tipos de planejamento empresarial

Estratégico: Esse modelo de planejamento tem como objetivo implementar estratégias de longo prazo na empresa. Ao dar início a implementação, o empreendedor precisa se questionar: para onde quero ir? Como vou chegar lá? Uma parte essencial do planejamento estratégico é avaliar o ambiente interno. Por isso, identifique forças, fraquezas, oportunidades e ameaças com análises SWOT.

Tático: O planejamento tático é responsável por fazer a conexão entre o planejamento estratégico e o operacional. Nessa fase é necessário interpretar todo o planejamento estratégico e dar caminhos para que cada área da empresa consiga desempenhar sua função e atingir as metas e objetivos gerais.

Operacional: Dos três tipos de planejamento empresarial, o operacional é o único que foca em ações de curto prazo, geralmente entre períodos de 3 a 6 meses. Esse processo também é utlizado para determinar os métodos e as pessoas envolvidas em cada tarefa, além da aquisição de recursos necessários para que a tarefa seja colocada em prática.

5 erros de planejamento empresarial que você deve evitar

Deixar de lado o sistema de gestão

Muitos devem priorizar outros fatores quando se trata de planejamento. Mas, começando por algo simples e fundamental um sistema de gestão pode ser o diferencial da sua empresa. É por meio dele que será possível conhecer cada detalhe do negócio, estabelecendo um fluxo de caixa, o custo de manutenção do estoque, os empecilhos de investimento e até quanto cada sócio recebe por mês.

Com essas informações detalhadas é possível guiar o seu negócio na direção do sucesso. Observando cada dado importante e corrigindo ou melhorando o que for necessário.

Não organizar-se financeiramente

De qualquer forma, sua empresa sobrevive financeiramente com o dinheiro que possui. Desta forma, é essencial que saiba como controlar suas finanças. Veja com o que você precisa se preocupar: separar os seus gastos pessoais dos que tem na empresa que administra. Assim é uma forma de evitar que dinheiro do negócio pague suas despesas, controlar o estoque, garantindo um meio termo entre a compra, o armazenamento e a venda de produtos e descobrir o valor final de seu produto ou serviço, levando em conta a matéria-prima, a mão de obra, outros custos e a sua margem de lucro.

Utilizar a concorrência como base

Ao iniciar o próprio negócio muitos empreendedores utilizam a concorrência para ter uma base de preço, serviços e outros fatores. Contudo, cada empresa segue um modelo de planejamento diferente, baseando-se em determinados fatores. Por isso é importante que você também elabore um projeto baseado na sua empresa.

Ignorar os riscos

Todo planejamento é um guia, uma orientação para que você saiba onde quer chegar. Entretanto, o mercado e o mundo são dinâmicos, e imprevistos podem acontecer, assim você precisa estar sempre preparado. Crie estratégias para que declínios nas vendas não façam com que seus lucros sejam consumidos de uma única vez, levando a produtividade dos bons meses por água a baixo.

Não checar os resultados

Após o seu planejamento pronto, é preciso saber se tudo deu certo. Visto que de nada adianta aceitar os resultados obtidos sem entender o que aconteceu para atingi-los. Por isso, de tempos em tempos faça um demonstrativo de resultados para entender se a empresa está dando lucro ou não e de onde vem esse lucro. Assim, é possível fazer modificações no caminho traçado inicialmente, corrigindo erros ou potencializando acertos.

Ainda acha que fazer planejamento é bobagem? Ou ter um planejamento não é importante? Entre em contato com nossos especialistas e tire suas dúvidas.

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