Gestão de pessoas: Os 5 pilares essenciais para otimizar sua equipe de colaboradores
Para que um negócio seja bem sucedido é preciso que toda a equipe caminhe junto para o mesmo objetivo. Mas para que isso possa acontecer é necessário existir uma gestão de pessoas adequada. Engana-se quem pensa que somente os produtos, clientes, fornecedores e vendas são os principais desafios de empreender.
Uma empresa é feita de seus colaboradores e saber gerenciá-las e extrair o seu melhor é fundamental para que o sucesso seja alcançado. Gestão de pessoas pode ser compreendida como as estratégias tomadas pela empresa com a finalidade de atrair, manter, administrar e potencializar seus funcionários. E investir nessas estratégias é fundamental no mercado atual.
E, por meio dela que é possível capacitar as equipes profissionais, fazê-las se sentirem parte de um propósito, mantê-las motivadas, para que assim, os resultados esperados levem o negócio para outros patamares.
Os especialistas dividem a gestão de pessoas em 5 pilares: motivação, comunicação, conhecimento e competências, trabalho em equipe e capacitação. Dividindo este importante conceito em partes, fica mais fácil entender sua importância e o porquê que empreendedores, cada vez mais, investem neste ponto.
5 dicas essenciais para uma gestão de pessoas eficiente
- Motivação
Na maioria das vezes um negócio alcança o auge devido a motivação do empreendedor. Contudo, essa motivação deve ser espalhada e absorvida pelos funcionários.
Além disso as empresas dependem do comprometimento dos funcionários. Não significa necessariamente trabalhar mais ou fazer horas extras. Mas fica sob responsabilidade do empreendedor despertar dos seus colaboradores a motivação interna.
Ao pensar na organização como um todo, é fundamental entender o que motiva uma pessoa a fazer parte dela. Podem ser incentivos financeiros (altos salários e bônus), o propósito da empresa em si (negócios sociais e que buscam o bem), o desafio proporcionado a quem participa delas (no caso de startups e novos empreendimentos), um plano de carreira consistente (desenvolvimento e valorização de funcionários), enfim, existem uma série de motivadores e cada pessoa reage de maneira diferente a cada um deles.
- Comunicação
Além do processo de motivação na gestão de pessoas, também é essencial uma boa comunicação. Não só entre os gestores e funcionários, mas uma comunicação integrada entre todos da empresa que faça com que a informação sempre esteja disponível quando for necessária. Os administradores devem incentivar o diálogo, quebrando as barreiras hierárquicas e trabalhando em conjunto com todo o time, para assim atingir um objetivo comum.
- Conhecimento e competências
Mesmo com um sistema bem estruturado o sucesso não será possível se os funcionários não possuem conhecimento e competência para executar suas tarefas. Dessa forma é interessante que seja criado um planejamento que busque explorar o melhor de cada um e elaborar um ambiente onde todos possam crescer juntos.
Para que isso possa acontecer o ideal é destacar os pontos fortes e as oportunidades de melhorias nos profissionais. E ainda aplicar feedback, que permite estar dando retorno sobre as ações dos membros da equipe.
- Trabalho em equipe
A empresa é um sistema com um objetivo comum para todos. Por esse motivo não faz sentido cada setor ou cada equipe ter os seus próprios objetivos se eles não possuem ligação com os demais. Só conseguindo ver a importância do que todos estão realizando é que os funcionários sentem-se relevantes dentro de um ambiente organizacional.
- Capacitação
Independente do ramo profissional, a busca por desenvolvimento deve ser constante, afinal quem fica parado acaba ficando para trás. E isso vale não só para a gestão da empresa como um todo, mas também para o desenvolvimento de cada funcionário.
O mais importante é atingir um ponto de equilíbrio em que a empresa e o profissional estejam satisfeitos com o resultado da troca. Dessa forma todos ganham e têm a oportunidade de crescerem juntos, em uma parceria que tem tudo para dar certo.
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