Como escolher o ponto certo para uma franquia?
Dicas para ajudá-lo a selecionar o melhor ponto comercial para o seu novo negócio
Estudos apontam que o ponto comercial, principalmente quando se trata de varejo, é fundamental para o bom desempenho das vendas. Existem alguns fatores relacionados à sua franquia decisivos para o sucesso do negócio, e a localização está definitivamente no topo dessa lista. Estabelecer a sua franquia no lugar errado pode comprometer e prejudicar todo o processo, não importa quantas outras coisas estão corretas.
Além disso, encontrar uma boa localização e, em seguida, negociar uma locação favorável é uma questão que todos os franqueados enfrentam quando iniciam em um sistema de franquia. Por isso, selecionamos 5 dicas sobre como escolher uma boa localização para sua franquia:
1.Compreenda seu conceito de franquia
Antes de escolher um local, é útil entender completamente o conceito de sua franquia e as especificidades. O cliente alvo é a peça central do conceito, por isso é muito importante definir seus clientes ideais: onde eles vivem e trabalham, o que e como eles consomem, e o que impulsiona eles a serem clientes do seu negócio. Depois de entender o conceito de franquia e o seu cliente alvo, é mais fácil assimilar os fatores que vão definir na escolha de uma boa localização. É importante combinar o conceito com a localização se desejar que sua franquia tenha sucesso.
- Faça sua pesquisa
O próximo passo para escolher a melhor localização é pesquisar a área. Ao olhar para um local possível para a sua franquia, algumas considerações importantes são:
– É fácil chegar à localização (e estacionar lá)?
– É um local fora de mão? De difícil acesso?
– Quais empresas similares estão próximas? Claro, só porque há um negócio como o seu próximo não significa que o seu não pode ter êxito, mas pode dificultar a obtenção da participação de mercado, que precisa ser lucrativa. Por isso, também pesquise e leve em consideração para a escolha quais projetos de construção estão planejados para o futuro próximo. Se um negócio semelhante for construído logo após o seu na mesma área, esse pode não ser o melhor local para abrir sua franquia.
- Use os Recursos do Franqueador
Seu franqueador deve ser capaz de fornecer uma grande ajuda na escolha do melhor local para sua franquia. Eles provavelmente já têm volumes de informações sobre quais locais são interessantes para franquias, e alguns franqueadores ainda têm conexões com corretores de imóveis o que pode ajudar a facilitar o processo.
- Negocie um contrato de locação favorável
Os termos da locação para a localização desejada podem ser complicados. Mas contar com a ajuda do franqueador e/ou da sua equipe jurídica pode evitar erros que prejudicariam uma nova franquia. Se condições favoráveis não podem ser acordadas para um local específico, pode não ser a certa mesmo que todas as outras condições pareçam perfeitas.
Aliás, este formulário de avaliação de pontos de franquia produzido pelo Inc.com pode ser útil para analisar um local potencial e decidir se pode ser bom para sua franquia.
- Converse com outros franqueados
Quando você está investigando qualquer empresa de franquia, pergunte sempre aos franqueados existentes sobre suas experiências com o processo imobiliário. Pergunte sobre cada um dos fatores mencionados acima e descubra se eles tiveram outros problemas imprevistos. Finalmente, certifique-se de descobrir quanto tempo todo o processo os levou do início ao fim e se o seu período de tempo era normal e atendeu às suas expectativas. Este tipo de pesquisa leva tempo, mas irá ajudá-lo com o conhecimento necessário para evitar surpresas desagradáveis quando você se tornar um franqueado.
Percebeu a importância da escolha do ponto comercial e quer garantir a assertividade do seu, garantindo a melhor relação custo e benefício e direcionamento adequado ao seu público alvo? Bem, então conte com o nosso apoio para isso! Pensando em facilitar a busca do melhor ponto comercial para empresas de todos os segmentos, foi desenvolvido o Mult Pontos, programa que tem como propósito analisar se o local escolhido para o seu negócio será um bom ponto comercial, auxiliar em questões estratégicas como definição locacional, prospecção dos lotes, identificação de público alvo, e outras soluções associadas a marketing e espaço urbano que são cruciais para o sucesso do seu negócios.
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