O que é franquia?

Abrir uma franquia hoje é uma opção muito considerada por pessoas que desejam ter o seu próprio negócio. Em termos técnicos, a Franquia é uma metodologia para expandir um negócio e distribuir bens e serviços por meio de licenciamento. Ela conta com:

Franqueadores: pessoa ou empresa que concede a licença a um terceiro a criação de uma empresa sob sua marca.

Franqueados: uma pessoa ou empresa a quem é concedida a licença para fazer negócios sob a marca registrada e nome comercial pelo franqueador.

Os franqueadores não só especificam os produtos e serviços que serão oferecidos pelos franqueados, mas também lhes fornecem sistema operacional, marca e suporte. Gostaria de entender tudo sobre franquias? Então leia o nosso artigo.

Franquia precisa ter um bom relacionamento

A franquia vai muito além de um modelo de negócios. Ela tem como ideia principal:

  • o valor da marca do franqueador;
  • o cumprimento das obrigações por parte do franqueado em entregar os produtos e serviços aos padrões da marca;
  • ter um bom relacionamento entre franqueador e franqueado.

A marca do franqueador é o seu bem mais valioso. Isso por que é muito comum que as pessoas geralmente decidem comprar o negócio baseado no que eles conhecem da marca. Além disso, o consumidor final irá comprar do estabelecimento por conhecer o produto, a qualidade dos serviços e atendimentos etc.

Eles têm confiança na marca para atender às suas expectativas. Por isso um bom relacionamento, tanto entre o franqueador e franqueado, como com o cliente final, é fundamental para manter a saúde do negócio.

 

Sistema de negócios, marca e suporte únicos

As franquias fornecem sistemas, ferramentas e suporte para que seus franqueados tenham a capacidade de atender aos padrões da marca e garantir a satisfação do cliente. Ao selecionar um sistema de franquias para investir, é importante avaliar os tipos de suporte e como o franqueador gerenciando a evolução dos produtos e serviços. Os serviços mais comuns ofertados pelos franqueadores são:

  • uma marca reconhecida;
  • treinamento para o franqueado e a equipe de gestores dele;
  • pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e serviços;
  • suporte de campo;
  • marketing inicial e contínuo e publicidade.

É muito importante que o franqueador aplique de forma rotineira e efetiva os padrões de qualidade para toda a rede. Isso ajuda a proteger os franqueados de possíveis condutas ruins de outros estabelecimentos que compartilhem a marca com eles.

 

Como funciona as obrigações contratuais da franquia

Em um sistema de franquia, o proprietário da marca não gerencia e opera os locais que atendem o consumidor final. Servir o cliente é papel e responsabilidade do franqueado.

Por isso há uma relação contratual entre um licenciante (franqueador) e um licenciado (franqueado). Ela permite ao proprietário da empresa usar a marca do licenciante e o método de fazer negócios para distribuir produtos ou serviços aos consumidores. Além disso, é importante ressaltar que algumas regras contratuais podem variar de acordo com o município e estado em que ela vai atuar.

Em uma franquia, uma empresa licita seu nome e seus métodos operacionais a uma pessoa ou grupo que opera em um território específico ou localização, que concorda em operar seus negócios de acordo com os termos de um contrato. O franqueador fornece ao franqueado liderança e suporte e exerce alguns controles para garantir a adesão do franqueado às diretrizes da marca.

Em troca, o franqueado geralmente paga ao franqueador uma taxa única (a taxa de franquia) e uma taxa contínua (conhecida como royalty) pelo uso do nome comercial e dos métodos de operação do franqueador. O franqueado é responsável pela gestão diária de seus negócios independentemente dos benefícios ou perdas, baseados em seu próprio desempenho e capacidades.

Investir em uma franquia pode ser uma ótima oportunidade de ter o seu próprio negócio com uma marca já estabelecida e aprovada pelo público consumidor. Mas antes de iniciar qualquer investimento e assinar qualquer contrato, é necessário estudar o sistema da franquia. Verifique todos os benefícios, a relevância da marca, o valor real do negócio e as leis fiscais do local.

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