4 dicas para escolher o melhor local para a sua franquia

A localização de um novo estabelecimento é crucial para o sucesso de novos negócios. A falta de experiência para escolher o local adequado gera grande ansiedade em muitos franqueados. Para a maioria das franquias, a localização certa é a chave para o sucesso.

Leia o artigo e veja como escolher o local ideal para a sua franquia.

 

1. Obtenha ajuda de empreendedores experientes

É comum que muitos contratos de franquia já pré-estabeleçam o local ideal para a abertura do estabelecimento. Ainda assim é importante identificar o melhor ambiente para que o seu novo negócio tenha sucesso. Essa análise requer um franqueador experiente com uma equipe que já estudou os melhores ambientes para o sucesso da franquia e que trabalha com corretores imobiliários experientes ou uma rede de corretores comerciais.

Existem muitas pessoas que podem lhe ajudar a escolher o melhor local para instalar seu novo empreendimento: corretores de imóveis, o franqueador, empreendedores mais experientes etc. Não tenha medo de pedir ajudar, pessoas com mais experiência poderão lhe mostrar itens importantes, que você provavelmente nem tinha pensado

 

2. Analise a área

Além da escolha do imóvel adequado (sala comercial, shopping, faculdade etc.) é igualmente importante analisar a área em que a franquia será aberta. É preciso estudar padrões de tráfego, dados demográficos e até planos de construção futuros.

Mesmo que uma localização pareça excelente no papel, é importante inspecionar os padrões de tráfego em torno dele. Se for de acesso muito difícil, os clientes podem não ir até seu novo estabelecimento.

 

3. Estilo de operação.

Sua operação será formal e elegante? Ou despojada e casual? Sua localização deve ser consistente com seu estilo e imagem específicos. Se o seu negócio é varejo, você quer uma loja tradicional e pode ser uma boa ideia abri-la em um centro comercial de grande circulação. Se você deseja abrir um quiosque de sucos, um shopping ou faculdade podem ser os pontos ideias para o seu negócio.

 

4. Preste atenção na demografia.

A demografia é um dos itens mais importantes para a escolha do local ideal. Primeiro, considere quem são seus clientes. Em seguida, considere o quão importante é para os seus potenciais clientes a proximidade do estabelecimento ao trânsito deles. Para uma loja que vende produtos alimentícios, por exemplo, esse pode ser um ponto crucial.

Em seguida, descubra e entenda como é a comunidade que frequenta o local em que você pretende abrir a sua franquia. Veja se há pessoas o suficiente com o perfil ideal circulando a região. Seja cauteloso ao considerar comunidades, pois disso depende a saúde financeira do seu empreendimento.

 

5. Analise a concorrência.

Tendo todos os itens anteriores analisados, agora é o momento de verificar se há empresas concorrentes instaladas no local. O fato de ter uma empresa similar não necessariamente irá dificultar a abertura do seu empreendimento. Você pode, por exemplo, captar o público excedente ou ainda oferecer serviços diferenciais. Porém se há um competidor direto que irá dificultar o seu negócio, procure em outro lugar.

Mesmo que o seu franqueador dê um suporte excepcional para lhe ajudar a escolher o loca ideal, é importante que os franqueados façam o dever de casa.  Pesquisem e se informem sobre a localização ideal. Essa é uma forma de garantir que seus interesses sejam protegidos. Além disso, ao se beneficiar de um franqueador/empresário experiente e obter apoio de um bom corretor de imóveis comerciais, as chances de realizar um grande negócio são muito altas.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário