O que é empreendedorismo? Conheça 5 dicas fundamentais para empreender!

Ao pensar no conceito do “o que é empreendedorismo?” muitas ideias vem em nossa mente. Como ter seu negócio próprio, horários flexíveis, possibilidade de inovação, liderança de equipes, superar os riscos envolvidos e finalmente ser bem sucedido. Certamente são itens que compõem o empreendedorismo, porém não são capazes de defini-lo.

O empreendedorismo pode ser visto até mesmo como uma nova era, afinal, ninguém que se aventura no mundo dos negócios atualmente quer ser chamado de “empresário”. Mas sim de empreendedor, e isso acontece porque esse termo une todas as atividades exercidas por um empresário com a inovação necessária para se manter competitivo no mercado atual.

O que é empreendedorismo?

No atual cenário trabalhista, existem mais de 12 milhões de pessoas desempregadas. Em recente pesquisa realizada o empreendedorismo no Brasil cresceu 20%, a busca por uma nova fonte de renda pode ter sido a responsável pelos novos dados do empreendedorismo no país.

Diversos empreendedores de sucesso definem o empreendedorismo de diferentes maneiras, como sendo uma forma de buscar sonhos ou encarar a realidade. A questão é que o empreendedorismo é inovação, é correr riscos e acreditar em uma ideia, fazendo o possível para que aquela aconteça.

Perfil do empreendedor

Ao se questionar o que é empreendedorismo, o perfil do empreendedor também é avaliado. Sendo baseado num conjunto de fatores de comportamentos e atitudes que contribuem para o sucesso. Estes conjuntos podem variar de lugar para lugar. E a identificação do perfil do empreendedor de sucesso é feita para que se possa aprender a agir, adotando comportamentos e atitudes adequadas.

Mas é importante termos consciência de que ainda não se pode estabelecer uma relação absoluta de causa e efeito. Ou seja, se uma pessoa tiver tais características, certamente vai ter sucesso.

Afinal, as pessoas são diferentes umas das outras e possuem características únicas. O que se pode dizer é que, se determinada pessoa tem as características e aptidões mais comumente encontradas nos empreendedores, mais chances terá de ser bem-sucedida.

5 dicas fundamentais para quem quer empreender

Ter um negócio próprio não é fácil, são diferentes obstáculos a serem enfrentados no dia a dia. Afinal é preciso conhecer a concorrência, encontrar um local apropriado para a empresa e estar ciente dos altos custos do negócio.

Para alcançar os objetivos e obter o sucesso esperado, é preciso organização e foco sobre alguns requisitos fundamentais para quem está começando a empreender. Confira 5 dicas para fazer seu negócio crescer, conquistar novos clientes, reduzir seus custos e se destacar diante dos concorrentes.

Encontre um diferencial

Quem monta o próprio negócio já deve estar preparado para enfrentar a concorrência. Em ambientes de alta competitividade é importante buscar inovação, tecnologia e diferencial da concorrência. Assim você estará em outro patamar e em um novo índice de concorrência.

Faça um plano de negócios

É importante conhecer bem o mercado em que você irá ingressar, desta forma minimizando riscos. É preciso fazer perguntas lógicas para si mesmo: o produto ou serviço é competitivo? Agrega valor ao consumidor? Há boas perspectivas de crescimento? O negócio tem um foco claro? Procure entender as necessidades, hábitos e comportamentos dos clientes, estude os concorrentes e pesquise várias opções de fornecedores.

Invista em planejamento financeiro

Planejamento é indispensável quando se trata de iniciar um negócio próprio. Por isso, faça um levantamento do que é necessário para começar o seu negócio. Analise itens como espaço físico, mão de obra e matéria prima.

E não se esqueça dos gastos de manutenção, como aluguel, água e energia elétrica. Verifique se o retorno sobre o investimento é substancial e quanto tempo poderá se manter até começar a lucrar. Caso o capital inicial não seja suficiente, é possível conseguir um financiamento.

Administre melhor seu tempo

Aprender quando e como investir o seu tempo pode resultar em uma economia de tempo e dinheiro. Por isso evite distrações e foque nas atividades realmente necessárias, mantenha-se produtivo. Uma dica é criar uma lista de atividades, destaque suas prioridades e reuniões. Se possível mantenha-se afastado das redes sociais.

Encontre um local apropriado

Ao determinar qual será o local do seu negócio é fundamental considerar pontos como, localização, facilidade de acesso, espaço útil, ofertas de serviços públicos na região, estacionamento, capacidade de armazenamento, entre outros fatores.

Uma solução pode ser optar por espaços de coworking, que possibilitam ter um grande espaço de trabalho sem a necessidade de se preocupar em gerenciá-lo. Além disso, compartilhar um espaço de coworking possibilita reduzir custos com estrutura, pessoal e serviços.

Ainda tem dúvidas sobre o que é empreendedorismo? Ou interessado em abrir o seu próprio negócio? Entre em contato com o Grupo Multiply e solicite um orçamento dos nossos serviços. Conte conosco para se tornar um empreendedor de sucesso!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário