A importância da comunicação e marca para o empreendedor

Definindo o que é marketing

É importante que sua empresa seja bem representada através de uma marca, pois ela é responsável pela percepção de valor de longo prazo do seu negócio.

Devido às alterações constantes do mercado, seu produto ou serviço precisa estar em constante mudança também. Existe um mercado muito maior a ser explorado, o marketing trabalha no posicionamento da marca nesse mercado de forma diferente, que dê destaque para a marca.

O modo de se aventurar em novos mercados muda o posicionamento da marca, mas sempre de forma consistente.

Por outro lado, mudar o posicionamento da empresa não deve mudar a proposta de valor que a empresa oferece aos seus clientes.

Uma das dificuldades mais aparentes dos empreendedores é construir uma marca forte o bastante que sobreviva e se sobressaia em um mercado tão competitivo como o atual.

Para uma marca ser bem consolidada e reconhecida ela precisa possuir um diferencial, ou seja, fazer o que ninguém mais faz. Oferecendo como uma proposta de valor.

Considerar o quanto seu produto ou serviço é relevante para os consumidores, dando sempre oportunidade para a evolução da empresa ser constante.

A propriedade e identidade visual também são pilares importantes a serem considerados para consolidar sua marca.

Apresente para o público consistência, o quão sua marca pode se adaptar ao modelo de negócios.

Marca, Negócio e Comunicação

Para os empreendedores esses termos não possuem diferenciação, porém eles são utilizados de maneiras diferentes pela empresa. Confira:

Marca é aquilo que você constrói, sua visão de valor levada a longo prazo.

Negócio e comunicação é como você pode abordar seus clientes, surpreender, inovar e criar estratégias para esse produto.

Valor da marca

A partir do momento que é construído o conceito da sua marca na mente dos consumidores a proposta de valor daquele produto ou serviço passa a ser único, ou seja, aquele produto ou serviço estará ligado somente a sua marca devido à proposta de valor apresentada pela sua empresa.

Para que sua marca possua esse valor construa uma plataforma baseado em 3 conceitos:

Proposta de valor: Construa uma essência dentro da sua marca. A da Coca-Cola é “viva momentos felizes”, a da Nike é qualidade de vida através do esporte, a da Apple é status. Qual será a sua?

Construir uma proposta de valor leva tempo e não é algo finito, ela dura para sempre e se reinventa todos os dias. Trabalhando nisso você também definirá os pilares de valores que quer agregar para sua empresa.

Posicionamento: O que faz da sua empresa única?

É pensando nessa pergunta que o posicionamento da sua marca deve evoluir, construir um diferencial e ser única.

Esse posicionamento pode mudar de acordo com o mercado em que seu negócio está inserido.

Propósito: É o que molda sua empresa ao longo dos anos, com conexões emocionais e valores ligados à marca.

Criando valor

Tenha em mente para onde você quer ir com sua marca, como quer chegar e o que você pode oferecer.

O empreendedor precisa fazer da marca algo maior que o próprio negócio, atingindo o consumidor de uma forma que seu produto ou serviço torne-se único para ele.

Um bom posicionamento de marca pode ser feito por meio de redes sociais ou até mesmo pessoas que representam sua marca.

O quão grande sua marca vai crescer depende apenas de você e de como olha sua marca hoje.

Segundo a especialista de marketing Isabela, a identidade visual e comunicação de uma empresa deve ser elaborada de forma clara e objetiva para que esteja alinhada às estratégias do negócio, visando assim a padronização da comunicação da empresa com o objetivo de fazer diferença no negócio. Acesse e conheça mais sobre o produto Multiply DNA de marca:

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