Entre 2013 e 2016 o número de microfranquias cresceu 45%!
Entre 2013 e 2016 o número de microfranquias cresceu 45%!
Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), 36% das marcas que não operam com unidades de até R$ 80 mil de investimento querem fazê-lo nos próximos anos.
O número de redes que operam com microfranquias no Brasil aumentou 45% entre 2013 e 2016, passando de 384 para 557 marcas. Essas redes, que têm investimento inicial de até R$ 80 mil, são 18% do total de marcas de franquias no país. Entre as redes que ainda não operam com microfranquias, 36% dizem ter o interesse de desenvolver o modelo nos próximos anos.
O aumento do número de microfranquias se deve à maior procura por modelos enxutos de unidades, as pessoas buscam por mais produtos, de maior qualidade e marca, em consequência as redes se preparam para atender a esse mercado em regiões que exigem um formato menor de franquias.
Segundo Claudio Tieghi, diretor de inteligência de mercado da ABF, “Com a retração da economia, as franqueadoras também precisaram se expandir com formatos mais otimizados.”
O franqueado das unidades com investimento de até R$ 80 mil são, na sua maioria, jovens, com entre 26 e 35 anos de idade. A faixa entre 36 e 45 anos fica em segundo lugar, e a de entre 46 e 55 anos, em terceiro.
A maioria dos franqueados têm curso superior completo. “A atividade predominante do franqueado é comercial. A segunda mais importante é a atividade gerencial, e a terceira, a operacional”, diz Tieghi. “A prioridade é ter um comportamento comercial para que o negócio seja conhecido.”
A pesquisa foi realizada com 412 redes em 2016. A partir de janeiro de 2017, a ABF passa a considerar como microfranquias aquelas que têm investimento inicial de até R$ 90 mil.
Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!