O que é e quais os benefícios do coaching?

Coaching nada mais é do que um processo de desenvolvimento pessoal, aplicado a objetivos claros, que visa aumentar a performance de um indivíduo. Também pode ser aplicado à empresas para obter o melhor desempenho de seus colaboradores. O assunto tem sido destaque até em novelas, devido sua agilidade e eficácia. Os benefícios do coaching são muito variados e se estende a diversos aspectos da vida do indivíduo.

O assunto é bem novo, e embora esteja sendo difundido, ainda não é claro para todas as pessoas. O coaching é um conjunto de técnicas aplicadas para alcançar objetivos mesmo que complexos, tanto em âmbito profissional como pessoal. As ferramentas e métodos aplicado possuem comprovação científica, sendo muito mais rápido do que terapias em geral.

As técnicas se apoiam em diversas áreas de conhecimento tais como, a Psicologia Cognitivo-Comportamental, Ciências organizacionais, Filosofia, Educação, Administração, Neurociência, entre outras. Trata-se de um processo de autoconhecimento para compreender melhor as fragilidades e potenciais de cada um, e como essas características ajudam ou prejudicam o alcance de cada objetivo.

 

Benefícios do Coaching:

 

1) Coaching, foco e administração do tempo

A metodologia aplicada em processos de coaching facilitam e favorecem a gestão de tempo, pois ajuda o individuo a observar e perceber como ocupa seu tempo em prol de seus objetivos. A medida que a forma como o tempo é utilizado fica mais clara, é possível fazer ajustes, visando realizar mais tarefas em menos tempo e priorizar as tarefas relativas a cada objetivo.

2) Melhora a comunicação interpessoal

O coaching como processo de autoconhecimento auxilia a identificar como aplicar a comunicação para alcançar resultados. Às vezes o interlocutor não está utilizando sua comunicação de forma que favoreça suas metas. O couch saberá identificar lacunas e irá auxiliar no alinhamento entre mensagem e objetivos.

3) Promove equilíbrio emocional

Entre os principais benefícios do coaching está a promoção de equilíbrio emocional. Ao ponderar objetivos e alinhar metas claras para alcançar cada um deles, é possível controlar o estresse, a motivação e manter o equilíbrio emocional, pois é possível perceber avanços. Ao observar que está cada vez mais perto de alcançar objetivos, podemos manter a calma e perseverança, pois estamos na direção certa.

4) Identifica pontos forte e fracos

Identificar pontos fortes e fracos é um dos principais benefícios do coaching. Isso porque a metodologia mapeia traços de personalidade, alinhando cada potencialidade em relação ao objetivo almejado, assim como aponta os pontos fracos, podendo ser possível desenvolvê-los. Assim toda a tomada de decisão é mais embasada, aproveitando potenciais.

5) Desenvolve lideranças

A partir da possibilidade de desenvolver competências, o coaching pode desenvolver grandes líderes. A capacidade de liderar está atrelada a sensibilidade de lidar com pessoas e transformar metas em desafios alcançáveis. Um dos benefícios do coaching é favorecer esse desenvolvimento pessoal, capacitando grandes gestores a se tornarem líderes que servem de exemplo.

 

Modalidades de coaching 

O coach atua em diversos áreas, tanto pessoais quanto profissionais. Normalmente ele tem uma área como especialidade, podendo atuar em nichos específicos, tais como: gerenciamento do stress, organização ou reorganização, preparação para a faculdade (adolescentes), gestão financeira para casais e solteiros, coaching para pais adotivos, entre outros.

 

Multiply Coaching

A Mutiply oferece assistência individual e privada, ministrado por alguém que irá desafiá-lo, estimulá-lo e orientá-lo a continuar crescendo. O processo de coaching oferece um contexto seguro no qual os clientes, podem identificar o que está funcionando e o que não está, experimentar novos comportamentos e aprender com suas experiências

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário