Redução dos custos e despesas

Basicamente, existem três formas de você aumentar a lucratividade da sua empresa.
1. Aumentar as margens de Vendas é o mais fácil e tentador, mas possivelmente o próprio mercado – e aí nos referimos principalmente aos seus concorrentes diretos – lhe impedirá de fazer isso, pois isso deve significar o mesmo que perder as Vendas.
2. Aumentar suas Vendas, seja vender mais para seus clientes (aumentar o potencial de compra da sua carteira de Clientes) ou vender para mais clientes (aumentar sua participação de mercado – Market Share). Apesar de ser a escolha que traz os melhores resultados, é necessário que se faça investimentos.
3. Em momentos como o que estamos atravessando, o mais prudente é voltar os olhos para um velho conhecido dos empresários, a redução dos Custos e Despesas da empresa.
Custos e Despesas baixos são uma grande vantagem em quase todos os setores. Empresas bem ajustadas quanto a isso podem investir mais do que seus concorrentes em P&D e Marketing, por exemplo, e ainda manterem boas margens de contribuição, pois têm recursos para investir mais rápido e mais facilmente quando surgem novas oportunidades. Elas também podem até aumentar suas Vendas porquê alcançam mais flexibilidade nos preços. Não causa surpresa que a maioria das empresas tente diminuir seus Custos e Despesas constantemente, embora poucas consigam baixá-los e manter os ganhos, pois, aparentemente simples, a tarefa de cortar gastos é mais complicada do que se possa imaginar.
Mas antes de desenvolvermos mais o assunto, é importante que tenhamos alguns conceitos bem claros, principalmente a diferença entre Custos e Despesas. Isto é fundamental na hora de analisar os desembolsos de sua empresa e uma peça fundamental para uma Gestão de Gastos eficiente. De forma resumida, os Custos são todo e qualquer gasto relativo a aquisição ou produção de mercadorias, como por exemplo, matéria-prima, mão-de-obra e gastos gerais de fabricação (GGF), como depreciação de máquinas e equipamentos, energia elétrica, manutenção, materiais de conservação e limpeza para fábrica, viagens de pessoas ligadas a fábrica, etc. Os Custos dividem-se ainda em Diretos e Indiretos. Já as Despesas são todos gastos relativos a administração da empresa, como a área comercial, Marketing, desenvolvimento de produtos e o financeiro. Ou seja, são os gastos que a empresa precisa ter para manter a estrutura funcionando, porém não contribuem diretamente para geração de novos itens ou serviços que serão comercializados.
Normalmente, quando o assunto é redução de Custos e Despesas, logo as ações mais comuns e imediatas implementadas pelos gestores são realizadas de forma desestruturada e inconsistente. Exemplos: demissão de mão de obra, eliminação de processos, redução dos benefícios para os funcionários (condições de trabalho) e clientes (valor agregado), redução nos treinamentos das equipes, redução nos investimentos em materiais de uso no dia a dia, em equipamentos, em inovações e nas tecnologias necessárias, entre outras.
Para diminuir Custos e Despesas e aumentar a produtividade, o ideal é que as empresas avaliem com muita criticidade o que se pode ajustar. Corta-los deve ser uma tarefa recorrente e não uma ação em momentos difíceis. Vale fazer um planejamento detalhado visando entender os melhores caminhos para buscar mais resultados com menos recursos, pois o que se quer é melhorar a competitividade da sua empresa. Cortes de Custos e Despesas devem ser feitos, mas sempre avaliando o impacto de cada medida.
Para tanto, é crucial o comprometimento da administração para o acompanhamento do orçamento, analisando o quanto cada um se comprometeu a cortar e o quanto efetivamente foi gasto. É uma incumbência que deve ser cumprida por todos os colaboradores da empresa e aí está um dos pontos para o sucesso de qualquer política de redução de gastos. As empresas que são bem-sucedidas nesta tarefa sabem fazer com que suas iniciativas de redução de custos sejam seguidas. Elas se esforçam bastante para espalhar a mensagem por toda a organização. Em pouco tempo, desenvolvem uma nova consciência – e uma nova cultura – na qual manter os Custos e Despesas baixos é objetivo principal.
Assim, alguns outros pontos para obter bons resultados são:
• Acabe com o desperdício: É imprescindível verificar o que realmente é utilizável e o que é desperdício. Avalie as despesas fixas; financiamentos com o objetivo de buscar melhores negociações; e as Vendas, observando quais produtos ou serviços são mais “vendáveis”. Concentre-se neles e reduza os Custos daquilo que não gera uma boa margem de contribuição.
• Administre bem o seu estoque: Organize e planeje melhor as compras, evitando pedidos urgentes que acabam saindo mais caro por falta de pesquisa de preço.
• Negocie descontos em contas: empresas desorganizadas gastam mais por causa das multas e juros por pequenos atrasos em pagamentos. Pagando em dia, é possível ainda verificar se há gratificações para pagamentos adiantados ou automáticos.
E sempre que possível, contrate os serviços de uma Consultoria para ver se existem mudanças a serem implementadas no seu negócio que podem ajudar na conquista de todos os objetivos organizacionais.
SUCE$$O!

Por: Rodrigo Lellis – Consultor Empresarial

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